Adoçante natural: opção que substitui o açúcar

08/05/2024

Uma alternativa saudável ao uso do açúcar refinado na produção de alimentos e bebidas é o adoçante natural. Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, os consumidores estão cada vez mais atentos aos ingredientes presentes na mesa do dia a dia e isso inclui os alimentos industrializados.

Nesse contexto, o adoçante natural se destaca como uma opção que proporciona o sabor doce desejado sem os potenciais efeitos negativos associados ao consumo do açúcar.

Da stevia, passando pelo monk fruit até a alulose, essas alternativas oferecem uma variedade de opções para a indústria alimentícia explorar sem comprometer o paladar ou a qualidade dos produtos.

 

Mercado de adoçantes naturais deve atingir US$ 3.8 bilhões até 2028

O mercado dos adoçantes naturais está em crescimento contínuo. De acordo com uma pesquisa apresentada no site Exactitude Consultancy, o setor deve atingir US$ 3.8 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 6,1%.

Entre os adoçantes naturais mais vendidos atualmente estão a stevia, a alulose e a monk fruit. Você já ouviu falar sobre eles ou já usou alguma dessas opções?

A stevia é conhecida por ser significativamente mais doce que o açúcar, mas sem calorias. Além disso, estudos sugerem que ela pode ter benefícios significativos para a saúde, como a capacidade de ajudar no controle da glicemia e da pressão arterial.

Já a monk fruit, conhecida como fruta dos monges, é outro adoçante natural bastante doce, mas sem calorias.

Além disso, a fruta dos monges não aumenta os níveis de glicose no sangue, tornando-a uma opção saudável para pessoas com diabetes ou que estão buscando controlar o açúcar no sangue.

E a alulose é um açúcar raro que ganhou status de novo alimento. Possui 70% do poder da sacarose e pouquíssimas calorias, apenas 0,4 Kcal/g, ou seja, 10% do açúcar comum. Este novo substituto do açúcar está presente em figos, passa, trigo e melaço. Seu uso foi permitido pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos.

Um estudo realizado pela empresa de pesquisa Circana e divulgado durante o Natural Expo West revelou que, atualmente, a alulose libera o ranking de adoçantes naturais mais utilizados em alimentos e bebidas. A alta foi de 210%, superando a stevia e outros produtos naturais.

LEIA MAIS: Qual o plano da sua empresa para redução de açúcares dos produtos?

 

Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de açúcar do mundo 

O Brasil tem uma relação histórica profunda com o açúcar, sendo um dos maiores produtores e consumidores do mundo. No entanto, ao longo dos últimos anos, o consumo excessivo deste carboidrato cristalizado tem sido associado a diversos problemas de saúde, incluindo a obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Diante desses desafios, a indústria alimentícia tem buscado alternativas mais saudáveis para adoçar os produtos. Logo, o uso de adoçantes naturais tem crescido significativamente como resposta a essa demanda por opções mais saudáveis.

Inicialmente, a indústria de alimentos e bebidas adotou medidas artificiais. Contudo, a preocupação com os potenciais efeitos negativos à saúde levou à busca por alternativas naturais, como a stevia e a monk fruit.

Essas opções oferecem uma maneira de satisfazer o desejo pelo doce sem os riscos associados ao açúcar refinado. Como resultado, as indústrias estão gradualmente incorporando essas opções em seus produtos, proporcionando aos consumidores opções mais saudáveis e equilibradas.

 

Aposte no adoçante natural e torne seus alimentos e bebidas mais saudáveis

Chegou a hora de mudar a realidade dos alimentos e bebidas produzidos pela sua empresa e oferecer mais saúde aos consumidores que confiam na sua marca. Deixe o açúcar refinado de lado de uma vez por todas e invista no adoçante natural.

Além das opções citadas beste artigo, a maçã em pó comercializada pela Frootiva® Co, combinada com as fibras solúveis, é um excelente insumo que pode ser utilizado para adoçar alimentos e bebidas de forma natural.

E o melhor disso tudo: na Frootiva® Co o processo de retirada da água das frutas, vegetais e plantas (Spray Drying) permite que o insumo mantenha todas as propriedades e nutrientes dos alimentos, incluindo a coloração.

Além das frutas desidratadas em pó, a linha de produtos da Frootiva® Co compreende vegetais em pó e extratos secos.

Para saber mais sobre os produtos criados e comercializados pela Frootiva® Co, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *