A crescente preocupação com a saúde e o bem-estar tem levado os consumidores a focar em um dos maiores vilões da alimentação moderna: o teor de açúcar nos produtos.
Encontrado em bebidas, doces e até mesmo em alimentos processados aparentemente inofensivos, o consumo excessivo de açúcar está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Diante desse cenário, a redução do teor de açúcar nos produtos alimentícios tornou-se uma prioridade tanto para a indústria quanto para os órgãos reguladores.
Mas, como diminuir o açúcar sem prejudicar o sabor e a consistência dos alimentos? É isso que vamos descobrir ao longo deste artigo!
Redução do teor de açúcar nos alimentos é necessidade real
A redução do teor de açúcar nos produtos alimentícios é uma medida que a indústria vem adotando nos últimos anos para promover a boa saúde dos consumidores.
Com a crescente conscientização do público sobre os impactos negativos do consumo de açúcar de forma constante e/ou em altas doses, a demanda por opções mais saudáveis cresce ano a ano.
Uma estratégia eficaz para a redução do açúcar é a inclusão de fibras nos produtos. Elas não apenas melhoram o perfil nutricional dos alimentos, como também reduzem a necessidade de açúcar em até 50%, sem comprometer o sabor ou a textura.
Ao reformular os produtos para conter menos açúcar e mais fibras, a indústria alimentícia consegue atender melhor às necessidades de saúde dos consumidores e, simultaneamente, responder às tendências de mercado que valorizam uma alimentação mais saudável.
LEIA MAIS: Fibras solúveis e maçã em pó: uma boa combinação
Fibras: opção para reduzir o teor de açúcar dos produtos alimentícios
As fibras desempenham um papel fundamental na reformulação dos produtos alimentícios, especialmente quando se trata de reduzir o teor de açúcar. Sem índice glicêmico, esse ingrediente se torna uma excelente alternativa para manter a saúde dos consumidores.
Além de melhorar o perfil nutricional dos alimentos, as fibras ajudam a controlar a absorção de açúcares e gorduras, promovendo uma digestão mais lenta e uma sensação prolongada de saciedade.
Na panificação, as fibras substituem o açúcar de maneira eficaz, proporcionando consistência e estrutura a pães e bolos. Elas também ajudam a alcançar a coloração dourada típica desses produtos, que anteriormente dependia da caramelização do açúcar durante o cozimento.
Ao adicionar fibras, é possível manter a aparência e a textura desejadas, sem os efeitos negativos associados ao alto consumo de açúcar. Dessa forma, a indústria consegue oferecer produtos mais saudáveis, sem comprometer a qualidade e a satisfação dos consumidores.
LEIA TAMBÉM: Adoçante natural: opção que substitui o açúcar
Opte pelas fibras e reduza o teor de açúcar dos seus produtos
A inclusão de fibras nos produtos alimentícios traz inúmeros benefícios tanto para a saúde dos consumidores quanto para a qualidade das mercadorias.
Além da oferta de fibras solúveis para uso na produção de alimentos, a Frootiva® Co oferece uma grande diversidade de frutas em pó. Ambos os insumos podem ser usados na fabricação de bebidas, barras de cereal, bolos, pães e muitos outros produtos, tornando-os mais saudáveis aos consumidores.
As fibras solúveis e as frutas em pó comercializadas pela Frootiva® Co são insumos que atendem às determinações da Anvisa para alimentos com menor teor de açúcar adicionado.
A empresa atua na produção, desenvolvimento, comercialização e exportação de ingredientes naturais, desenvolvidos a partir de plantas e frutas presentes no Brasil. As linhas de produtos da Frootiva® Co também compreendem extratos secos e vegetais desidratados em pó.
Para conhecer todas as frutas desidratadas em pó, além de outros produtos criados e comercializados pela Frootiva® Co, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário.
0 comentários