A redução de açúcares adicionados aos alimentos industrializados é um tema que vem sendo amplamente discutido pelos órgãos competentes e pela população que consome os processados.
Uma união entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a indústria alimentícia brasileira busca oferecer ao público produtos com menos açúcares adicionados. Essa iniciativa tem como objetivo diminuir o risco de desenvolvimento de doenças graves, como a hipertensão e o diabetes.
Promover a redução de açúcares presentes nos alimentos não é uma tarefa fácil, afinal este ingrediente influencia diretamente em questões como sabor e crocância. Contudo, o açúcar pode e deve ser substituído por opções mais saudáveis.
Anvisa apresenta Plano de Redução de Açúcares em Alimentos Industrializados e novas regras para rotulagem nutricional
Preocupada em promover uma alimentação mais saudável, a Anvisa lançou o Plano de Redução de Açúcares em Alimentos Industrializados, que tem como objetivo diminuir a quantidade deste ingrediente nos alimentos.
Mais recentemente, em 2022, o órgão federal também fez uma mudança no rótulo dos alimentos. Agora, os consumidores conseguem ver a quantidade de açúcares totais e adicionados (em gramas) em cada alimento processado que adquirem no supermercado, além de outros componentes.
Estas mudanças na legislação visam a diminuição de casos de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer na população brasileira. Estas três doenças crônicas não transmissíveis estão entre as que mais matam no mundo, sendo responsáveis pela morte de 40% dos indivíduos com menos de 70 anos.
A alta ingestão de açúcar, gordura e sódio presente nos alimentos processados e o baixo consumo de alimentos naturais são dois fatores que influenciam no desenvolvimento destas doenças. Por isso, promover a redução de açúcares na indústria alimentícia passou a ser uma necessidade.
LEIA MAIS: Como produzir alimentos com valor agregado?
Indivíduos buscam pela redução de açúcares na alimentação
Além da legislação, é perceptível uma mudança significativa no comportamento alimentar de uma boa parte da população. A leitura de rótulos, algo pouco comum, passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros que vão ao supermercado.
Seja por uma preocupação genuína com a saúde, por um apelo estético ou por uma mistura de ambos, o fato é que os brasileiros se mostram mais preocupados com os alimentos que colocam à mesa diariamente.
Neste cenário, para respeitar o que diz a lei e continuar fornecendo alimentos que agradem os consumidores, a indústria alimentícia precisa oferecer uma redução de açúcares que são adicionados aos produtos. Uma forma de fazer isso é optando pela inserção de fibras.
Papel das fibras na redução de açúcares dos alimentos industrializados
É de conhecimento público que as fibras são muito importantes para um desenvolvimento saudável e precisam fazer parte diariamente da alimentação. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que elas também colaboram para diminuir a absorção do açúcar.
Conforme pesquisas desenvolvidas pela área nutricional, adicionar fibras aos alimentos industrializados vem se mostrando uma ótima opção para a redução de açúcares.
Frutas e vegetais em pó (incluindo a fibra solúvel de milho), suplementos e extratos secos são formas que vêm sendo utilizadas pela indústria para reduzir os açúcares em barras de cereais, mistura para bolos, biscoitos, bebidas lácteas, entre outros alimentos.
LEIA TAMBÉM: Como a alimentação afeta a saúde mental dos consumidores?
Conheça o trabalho desenvolvido pela Frootiva® Co na busca por uma alimentação mais saudável
Você sabia que o Brasil é um dos países que possui a maior biodiversidade do planeta? Encontrar frutas ricas em fibras capazes de promover a redução de açúcares nos alimentos processados e, consequentemente, uma alimentação mais saudável é um dos objetivos da Frootiva® Co.
Como forma de incentivar as indústrias a desenvolverem produtos com maior saudabilidade e menor quantidade de conservantes e outros produtos artificiais, a empresa possui diferentes sabores de frutas em pó, vegetais desidratados em pó e extratos secos.
Para conhecer todos os produtos e o trabalho realizado pela empresa, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.
0 comentários