Frootiva® Co é resultado de visão de negócio e empoderamento feminino

06/04/2022

Empreendedorismo e empoderamento feminino têm andado de mãos dadas há algum tempo. Ainda bem. Afinal de contas, há muitas mulheres dispostas a tirar boas ideias do papel e incentivar importantes mudanças de atitude em diferentes nichos de mercado. 

É o que Ana Tovazi e Marina Salama estão fazendo há 14 anos. Ana é formada em Engenharia, com Especialização em Marketing e MBA Gestão de Negócios. Marina é formada em Ciências Biológicas, com Especialização em Administração de Empresas e MBA em Economia e Gestão de Saúde.

As duas trabalharam juntas na mesma empresa, até que se juntaram para empreender no segmento de alimentação saudável, com a proposta de despertar as indústrias para os novos comportamentos de consumo dos brasileiros e para a criação de produtos mais naturais e livres de conservantes.

O Brasil é o quarto país no ranking mundial de consumo de alimentos e bebidas saudáveis, de acordo com levantamento da Euromonitor de 2019, movimentando o montante de US$ 35 bilhões.

Esse cenário altamente promissor chamou a atenção da dupla de amigas, que encontrou na rica biodiversidade brasileira os ingredientes certos para colocar em prática o ideal de empreender.

 

No empreendedorismo, o segredo é dar um passo de cada vez

Primeiro nasceu o projeto da Blue Macaw Flora (BMF), em agosto de 2007, empresa que extrai da flora brasileira todos os ingredientes necessários para criar insumos 100% saudáveis, como forma de substituir os ingredientes artificiais tão presentes nos alimentos, bebidas e cosméticos feitos pelas indústrias.

A BMF tinha a visão industrial e focava no desenvolvimento de produtos utilizando estrutura própria. Foi lá que Ana e Marina criaram os nibs de frutas e a marca Frootiva. 

Os pequenos pedaços de maçã desidratada cobertos com uma camada crocante de fruta eram comercializados para clientes finais e para empresas interessada em ingredientes inovadores ou em apostar no segmento de marca própria, outro importante nicho de mercado. Havia uma unidade fabril para produção do nibs e um time para gerir o negócio. 

Altos e baixos ao longo dos anos resultaram em muito aprendizado para a dupla e a necessidade de reestruturar o negócio de forma sustentável. Após muitas análises de mercado, a decisão foi focar na expertise de entregar um serviço de excelência com produtos assegurados com o melhor padrão de qualidade e segurança alimentar. Assim nasceu a Frootiva® Co no final de 2019.

A nova empresa trouxe a bagagem do mundo corporativo e empreendedor. Toda a parte produtiva foi terceirizada e os nibs ganharam uma nova marca, a FrootNibs. A Blue Macaw Flora manteve suas atividades, mas passou a atuar em conjunto com a Frootiva® Co: a BMF focada no mercado brasileiro e a Frootiva® Co no mercado internacional, abraçando boas oportunidades de negócio pelo ocidente e oriente.

E os ventos do empreendedorismo estão levando Ana e Marina para uma nova reestruturação: Frootiva® Co e Blue Macaw Flora vão continuar de olho nas exportações. Mas passarão a prestar mais atenção no mercado de alimentação saudável do Brasil, como forma de expandir os negócios e despertar as empresas locais para a necessidade de usar menos conservantes e mais insumos naturais na criação de seus produtos.

Essa mudança recente foi despertada pelo potencial que o Brasil possui de crescer ainda mais nesse segmento de alimentos e bebidas saudáveis nos próximos anos.

Além dos nibs de fruta, as empresas desenvolvem linhas de frutas e vegetais desidratados em pó e extratos secos. Todos seguindo os mais altos padrões de qualidade.

 

Empreendedorismo feminino no Brasil: um mix de suor e persistência

Ana e Marina tiraram suas ideias do papel e não pararam de aprimorá-las. Mas, garantiram: empreender no Brasil é muito difícil. 

“É burocrático. Nosso país possui um sistema tributário complexo e oneroso e acesso a crédito difícil e muito caro. Vivemos constante num presente e num futuro incertos”, desabafou Ana Tovazi. “É difícil de planejar e agora temos essa inflação fazendo tudo aumentar de preço de forma descontrolada e complicando a vida de qualquer empresário.”

E, se empreender no Brasil já é desafiador, para as mulheres os obstáculos são maiores, conforme comentou Ana. “Além de gerir as demandas que cabem a todo empreendedor, temos que encarar o preconceito e um olhar desconfiado, desacreditado de um país machista.”

Porém, a empresária garante que isso nunca abalou nem a ela e nem a Marina, que seguiram em frente fazendo e dando o melhor delas. Segundo elas, para ser empreendedora uma mulher precisa ser guerreira, ousada, inteligente, resiliente, segura, autônoma nas decisões, apta para encarar os desafio e tem que acreditar, ir à luta e não desistir.

“Hoje temos vários exemplos de mulheres de sucesso que estão abrindo caminho e incentivando o empreendedorismo em nosso país, entre elas Ana Fontes, Sonia Hess, Livia Pretti e Alessandra Oggioni. Isso tem que se multiplicar! Temos que nos apoiar umas às outras, somos muito fortes e capazes!”, finaliza Ana Tovazi.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *