Você sabia que o urucum em pó é um importante corante 100% natural? Muito utilizado pelas indústrias de alimentos e de cosméticos que buscam entregar aos clientes um produto orgânico, este insumo tem importantes propriedades.
Conhecido cientificamente como Bixa Orellana, o urucum é fruto do urucuzeiro. Muito usado pelos indígenas para tingir utensílios de caça, pesca e guerra, o urucum foi descoberto e levado à Europa pelos primeiros portugueses que chegaram ao Brasil.
História do urucum: primeiro uso por povos maias e astecas
Apesar de popularizado pelos índios no Brasil, a história do urucum remonta às antigas civilizações maias e astecas que utilizavam as sementes como corante para tingir tecidos e para fins medicinais e alimentares.
Planta nativa da América Central e do Sul, o urucum é usado até hoje por tribos amazônicas como medicamento. Em 1500, ano do Descobrimento do Brasil pelos portugueses, o fruto foi descrito por Pero Vaz de Caminha como “a verdadeira mina do Brasil”.
Como é feita a extração do urucum?
O urucum é bastante conhecido por possuir em suas sementes um pigmento vermelho-alaranjado utilizado como corante natural.
Existem diversas formas de extrair o corante do urucum, mas o processo mais comum envolve a maceração ou a moagem das sementes para separar o pigmento da polpa. Atualmente, a extração em grande escala é feita pelas indústrias.
LEIA MAIS: Fruta em pó: insumo garante mais sabor e nutrientes aos
Muito além da pigmentação, urucum contém propriedades benéficas para a saúde
O urucum é uma planta que possui muitas propriedades benéficas para a saúde, sendo utilizado há anos pela medicina popular para tratar diferentes condições. Algumas das principais propriedades do urucum incluem:
- Antioxidantes naturais que ajudam a proteger o corpo contra danos dos radicais livres;
- Anti-inflamatórios que auxiliam na redução de inflamações;
- Protetores da pele contra os raios UV;
- Propriedades cicatrizantes que ajudam na recuperação de feridas e lesões na pele;
- Redução dos níveis de colesterol no sangue.
Como o urucum é utilizado pelas indústrias alimentícia e de cosméticos?
O urucum é muito utilizado pelas indústrias de alimentos e cosméticos devido à sua cor vermelho-alaranjado que pode ser usada como corante natural.
Na indústria alimentícia, o urucum é usado, principalmente, para dar cor aos alimentos, incluindo queijos, massas, molhos, temperos, carnes, bebidas e sorvetes. Ele também é utilizado na produção de corantes e pigmentos alimentícios.
Já na indústria cosmética e de produtos de higiene pessoal, o urucum serve como um corante natural para protetores solares, cremes hidratantes, shampoos e outros itens.
Por ser um corante natural, o urucum em pó é uma alternativa mais saudável e sustentável aos corantes sintéticos utilizados tanto na indústria alimentícia quanto na cosmética.
Onde adquirir urucum em pó 100% natural?
O urucum em pó 100% natural é obtido por meio de um processo altamente tecnológico, o Spray Dried, que retira a água e conserva os aspectos nutritivos e características das plantas e frutas.
A Frootiva® Co atua na produção, desenvolvimento, comercialização e exportação de ingredientes naturais, desenvolvidos a partir de plantas, sementes e frutas presentes no Brasil.
Na empresa você encontra o urucum em pó 100% natural que pode ser usado na produção de alimentos e cosméticos. As linhas de produtos da Frootiva® Co também compreendem extratos secos, extrato fluido de guaraná e vegetais desidratados em pó.
Para conhecer todos os produtos criados e comercializados pela Frootiva® Co, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário.
0 comentários