Como manter a quantidade de fibras em alimentos industrializados?

03/02/2021

Na busca por uma alimentação mais saudável, os consumidores estão dando preferência para produtos ricos em fibras e pobres em conservantes. Esta preocupação é mundial e, no Brasil, já podemos ver claramente uma preocupação das pessoas com o que consomem e oferecem aos familiares.

Para se ter uma ideia, o Brasil é hoje o quarto país no ranking mundial de vendas de alimentos e bebidas saudáveis, de acordo com pesquisa da Euromonitor Internacional de 2019. Por ano, este mercado movimenta cerca de 35 bilhões de dólares.

Para não perder clientes e se alinhar aos novos comportamentos de consumo, as empresas estão revendo a lista de ingredientes dos seus produtos, buscando alternativas para reduzir quantidades de açúcar e sal e elevar os níveis de fibras, vitaminas e minerais.

 

Por que os consumidores estão tão interessados nas fibras?

Presentes nas frutas, legumes, grãos e cereais, as fibras são uma parte dos alimentos que não é absorvida pelo intestino e é resistente à digestão. Elas aumentam a saciedade, retardando aquela sensação de fome que leva as pessoas a comerem muitas vezes de maneira desregrada.

As fibras podem reduzir a absorção de açúcares, gorduras e do colesterol, por isso são aliadas de quem desejam controlar ou evitar problemas como diabetes, aumento de peso e colesterol alto.

No caso do diabetes, as fibras desaceleram o processo de absorção de carboidratos, evitando os picos de glicose tão nocivos para quem precisa manter controladas as taxas de açúcar no sangue.

O risco de doenças cardiovasculares também é reduzido com o consumo de fibras. Isso porque estes compostos ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Problemas de constipação também são minimizados com o consumo adequado das fibras. As do tipo solúveis, por exemplo, absorvem água e estimulam o crescimento de bactérias boas que atuam no trato intestinal e aumentam a evacuações.

LEIA MAIS: Alimentação saudável, como atrair o público da terceira idade?

 

Como sua empresa pode melhorar o aporte de fibras nos produtos?

Se a sua empresa deseja atrair estes novos consumidores, mais preocupados com a saúde e atentos aos rótulos, é importante desenvolver maneiras de utilizar mais insumos naturais nos processos produtivos, capazes de manter as propriedades naturais das frutas.

A trocar os ingredientes artificiais, que oferecem apenas a cor e o aroma das frutas, pelos insumos 100% naturais, a sua empresa insere nos produtos os componentes reais das frutas, entre elas as fibras, aumentando a saudabilidade dos alimentos.

Neste processo você pode contar com a parceria da Frootiva® Co! As linhas de frutas em pó e extratos secos da marca garantem um aporte adequado de fibras e de outros componentes altamente benéficos para a saúde do consumidor, como vitaminas e minerais.

Entre as frutas com grande quantidade de fibras que estão presentes nas versões fruta em pó e/ou extrato seco estão açaí, manga, abacaxi e maracujá.

Para conhecer melhor o trabalho realizado pela Frootiva® Co, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *