Antioxidantes naturais: qual seu papel na indústria de alimentos e bebidas?

05/05/2021

Os antioxidantes têm como funções inibir a ação dos radicais livres no nosso corpo, retardar o envelhecimento da pele e aumentar a nossa imunidade. Estas substâncias estão presentes em vários alimentos, entre frutas e vegetais.

Na indústria de alimentos e bebidas, os antioxidantes são utilizados como aditivos para evitar que os produtos se deteriorem. Porém, muitos desses ingredientes são artificiais, o que prolonga a vida útil dos alimentos, mas compromete sua saudabilidade.

A questão é que pesquisas nacionais e internacionais já alertaram que os antioxidantes artificiais, quando consumidos em grandes quantidades, podem ser perigosos para os seres humanos, aumentando os riscos de desenvolvimento de cânceres.

Os consumidores que sabem desta informação têm olhado com cuidado os rótulos dos alimentos e bebidas e dando preferência a alimentos mais naturais.

 

É possível produzir sem antioxidantes artificiais?

Sim, principalmente se a linha de produtos da sua empresa tem apelo natural e é fabricada numa escala menor. Os produtos ultraprocessados, por exemplo, não conseguem durar muito tempo sem esses antioxidantes.

Sendo assim, se a sua intenção é desenvolver uma linha de alimentos e bebidas mais naturais e com produção em pequena e média escalas, é possível, sim, evitar os antioxidantes artificiais. Uma solução é inserir na lista de ingredientes os insumos 100% naturais das frutas e plantas que são ricas em antioxidantes.

A Frootiva® Co é uma empresa especializada na produção de frutas em pó e extratos secos de frutas e plantas, insumos 100% naturais que preservam todas as propriedades e nutrientes da fruta, inclusive seus antioxidantes. Esses produtos são utilizados na produção de alimentos e bebidas, como sorvetes, sucos, preparos para bolos, refrigerantes e chás.

LEIA MAIS: Como atender à necessidade dos clientes por uma alimentação saudável?

Separamos cinco sabores para você conhecer:

Erva-mate: o extrato seco desta planta possui polifenóis, um antioxidante natural que protege as células do coração, age como adstringente natural, retarda o envelhecimento da pele e dos cabelos e ajuda a proteger o colágeno da pele.

Acerola: o extrato seco e a fruta em pó de acerola têm abundância de vitamina C. Este antioxidante combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele, aumenta a absorção de ferro pelo organismo e melhora o sistema imunológico, nos prevenido de gripes e resfriados.

Açaí: também disponível nas versões fruta em pó e extrato seco, o açaí possui uma substância chamada antocianina. Este antioxidante serve como corante natural, anti-inflamatório, impede a mutação das células, combate radicais livres e protege nossas funções cognitivas.

Guaraná: você sabia que o guaraná possui mais antioxidante do que o chá verde? De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), esta fruta possui catequina, uma substância poderosa que previne inflamações, diabetes, doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e o câncer.

Catuaba: o extrato seco desta planta possui tanino e flavonoides, dois antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres, reduzem inflamações e protegem o nosso organismo de doenças cardíacas crônicas.

A Frootiva® Co desenvolve diferentes sabores de frutas e vegetais desidratados em pó, extratos secos de plantas e nibs de fruta. Para conhecer melhor o trabalho realizado pela empresa, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *