O flexitarianismo é uma nova tendência que tem mudado a forma de consumir alimentos, dando preferência para opções mais saudáveis, naturais e menos degradantes ao meio ambiente.
Porém, assim como qualquer tendência de mercado, ela ainda causa dúvidas entre as empresas, especialmente nos negócios menos atentos às novas relações de consumo nas gôndolas de mercado.
A pergunta mais frequente é como explorar esta tendência e, deste modo, aumentar a oferta de variedades de produtos para o consumidor, como barras de cereais, snacks, sopas e bolos.
No artigo de hoje, a Frootiva Co® explica mais sobre o flexitarianismo e como a indústria pode atrair a atenção dos adeptos a este comportamento de consumo e vender mais.
O que é flexitarianismo?
O flexitarianismo é uma dieta formada por verduras, vegetais, alimentos de origem animal e opções menos industrializadas.
A primeira menção à dieta flexitariana aconteceu em 2008. À época, a nutricionista e escritora norte-americana Dawn Jackson Blatner publicou a obra The Flexitarian Diet (A Dieta Flexitariana, em tradução livre).
Mais tarde, este tipo de dieta ganhou adeptos ao redor do mundo e, hoje, mesmo sem tradução do livro, a obra está presente entre os consumidores brasileiros.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa do Ibope encomendada pela Archer Daniels Midland, 52% dos consumidores brasileiros se consideram flexitarianos. Ou seja, eles estão inclinados a comer vegetais e carnes sem muita intervenção industrial.
Hoje, o flexitarianismo funciona como um contraponto ao vegetarianismo, que tem a dieta baseada exclusivamente em alimentos vegetais. Dado à dificuldade em encontrar ou até mesmo comprar apenas produtos vegetais e orgânicos, muitos consumidores deixam de seguir essa dieta.
Neste contexto, uma alternativa é seguir com o consumo de ultraprocessados e carnes de origem animal. Embora mais agressivas, o consumo pouco regrado está entre as formas mais acessíveis de ter uma dieta fácil.
LEIA MAIS: Os produtos da sua empresa são GMO free?
Entre essas duas possibilidades está flexitarianismo. Aqui, a dieta é focada no consumo de produtos menos processados e mais saudáveis a partir de alguns princípios, como:
- Contribuição ao meio ambiente e vida animal;
- Consumo de produtos naturais e sem processamento;
- Preferência por frutas e vegetais e menos pela carne animal;
- Ingestão de grãos e outros alimentos vegetais;
- Diminuição do consumo de doces.
Como atrair adeptos do flexitarianismo?
A melhor forma de atrair adeptos do flexitarianismo para consumir o seu produto é por meio da reformulação dos processos produtos e dos ingredientes, dando preferência aos insumos naturais e retirando por completo a adição de conservantes e aditivos.
Neste caso, a sua empresa pode repensar as linhas de produtos e tornar muitos itens mais atraentes entre os flexitarianos, como:
- Sucos
- Néctares de frutas
- Energéticos
- Chás
- Águas saborizadas
- Alimentos lácteos
- Barras de cereais
- Barras proteicas
- Balas de goma/gelatina
- Sorvetes
- Bolos
- Pães
- Biscoitos
- Chocolates
- Recheios
- Snacks
- Sopas
- Bala
Para isso, o uso de frutas e verduras em pó 100% natural é a melhor solução. Na prática, a sua empresa trabalha com insumos (frutas e vegetais em pó e extratos secos) sem nenhuma intervenção artificial, e garante aromas, sabores e cores fiéis à fruta ou verdura.
LEIA TAMBÉM: Como fabricar produtos que combatem os radicais livres
Onde encontrar frutas e verduras em pó?
A Frootiva Co® conta com linhas especiais de frutas e verduras desidratadas em pó e de extratos secos que podem ser utilizadas na fabricação de diferentes tipos de alimentos e bebidas.
Com isso, toda empresa interessada em produzir itens mais saudáveis consegue optar por esses insumos e reduzir a zero a presença de conservantes e outros aditivos.
Para conhecer todos os produtos, os sabores e o trabalho realizado pela empresa, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.
0 comentários