A política clean label serve para classificar e indicar aos consumidores quais produtos são os mais naturais e menos prejudiciais à saúde.
Embora pouco popular no Brasil, essa nova tendência tem ganhado cada vez mais espaço nos Estados Unidos e em outros países que têm políticas públicas mais ativas em relação à alimentação saudável.
Com a busca de alimentos cada vez mais livres de conservantes ou ingredientes artificiais, acredita-se que em poucos anos as empresas vão passar a olhar com mais atenção para essa nova política de transparência e a usem como um diferencial competitivo.
O que é clean label?
Clean label é uma política de produção de alimentos que busca adotar práticas mais saudáveis nos processos de fabricação e distribuição de alimentos e bebidas.
O termo pode ser traduzido como “rótulo limpo”, que diz respeito ao uso de um linguajar menos técnico para falar sobre o processo de fabricação. Assim, ao invés de falar se há ou não determinado componente, você informa quais políticas seguiu para garantir a segurança dos consumidores ao optar pelo seu produto.
Para receber o selo de clean label, a empresa interessada precisa seguir protocolos bastante rigorosos do Projeto Clean Label. Entre alguns requisitos para receber o selo estão:
- Uso da menor quantidade possível de ingredientes;
- Preferência em ingredientes naturais e conhecidos pelo público-alvo;
- Adoção de palavras, nomes e termos mais amigáveis ao público.
Como você pôde perceber, toda a política de produtos clean label foca em transparência e qualidade de alimentação aos consumidores. Portanto, para uma empresa conseguir esta certificação internacional, é preciso rever o processo interno de fabricação e processamento de bebidas ou alimentos.
LEIA MAIS: Como produzir alimentos com valor agregado?
Por que a indústria alimentar deve seguir essa tendência?
A mudança de hábitos de consumo tornou as pessoas mais rigorosas em termos de alimentação. E essa preocupação não é recente. Em 2018, uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou que 80% dos brasileiros buscam uma alimentação saudável. Desse número, 71% dos entrevistados buscam por alimentos mais saudáveis, mesmo que por um valor maior.
Sendo assim, a política de produtos clean label segue uma tendência do mercado nacional e pode ser um importante diferencial para agora e até os próximos anos.
Como a Frootiva® Co ajuda empresas interessadas no certificado clean label?
Graças às linhas de insumos naturais desenvolvidas pela Frootiva® Co, é possível tornar os alimentos mais naturais ao utilizar extratos secos e frutas e vegetais desidratados em pó que preservam os componentes originais do alimento e, ao mesmo tempo, não recorrem aos aromatizantes e conservantes.
Com isso, toda empresa interessada em produzir alimentos e bebidas mais saudáveis consegue optar pelos produtos e reduzir a zero a presença de conservantes e outros aditivos.
Desse modo, sua empresa passa a oferecer alimentos com menor quantidade de ingredientes, usa termos mais amigáveis aos consumidores e deixa de usar aditivos não naturais no processo de produção de alimentos e bebidas.
Para conhecer todos os produtos e o trabalho realizado pela empresa, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.
0 comentários