O termo plant based está cada vez mais popular e desde 2020 tem tido aumento na participação do mercado no mundo todo, inclusive no Brasil. Aqui, destaca-se também a adesão de consumidores igualmente engajados em causas ambientais.
Ou seja, à medida que temas envolvendo a defesa da Amazônia, o consumo sustentável e a indústria superprocessada crescem, este novo conceito ganha mais seguidores. Do ponto de vista comercial, esta pode ser uma boa oportunidade de negócio.
No entanto, há certos cuidados antes de tentar explorar esta nova tendência de mercado. Felizmente, poucas mudanças são necessárias antes de tornar o seu produto mais aceito.
O que é plant based?
O conceito plant based significa “apenas plantas” em tradução livre e funciona como uma dieta na qual os alimentos e produtos são produzidos com matérias-primas vegetais. Estes alimentos são processados de forma que se sabor se assemelha aos produtos de origem animal.
Hoje, essa dieta tem sido uma alternativa para vegetarianos, veganos e pessoas que seguem o flexitarianismo, que às vezes dão preferências para carnes e outras para vegetais conforme a dieta em questão.
Por hora, não há nenhum tipo de regulamentação ou mercado amplamente divulgado. Porém, vale destacar que já há um esforço por parte de algumas empresas, que buscam produtos mais naturais e sem o uso de derivados de animais ou químicos.
Hoje, também é possível encontrar tipos de carnes plant based, que são indicados como “carne feita de plantas” ou “carne vegetal”, sendo este último o mais popular.
Por fim, vale destacar que os alimentos baseados em origens vegetais não são uma novidade no mercado brasileiro. A exemplo, vale a pena mencionar o leite vegetal e o grão de bico, ambos bastante populares nas gôndolas do mercado.
Contudo, hoje eles ganham mais destaque por conta das novas dietas e necessidades do grande público.
Mercado plant based no Brasil
Com dados da agência Euromonitor, o mercado plant based no Brasil acumula 11,1% de crescimento nos últimos anos. Em números, o faturamento da indústria de produtos baseados apenas em plantas saltou de US$ 48,8 milhões em 2015 para US$ 82,8 milhões em 2020, o que equivale ao aumento arredondado de 70% em cinco anos.
O próximo levantamento está programado para 2025. De acordo com os resultados médios, o faturamento para este segmento pode alcançar US$ 131,8 milhões apenas no Brasil.
Fora os dados da agência Euromonitor, vale destacar também o estudo “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant Based”, realizado pelo Ibope com coordenação do The Good Food Institute (GFI). Nele, as empresas encontram tendências do mercado, como:
- Metade dos brasileiros reduziu o consumo de carne em 2020;
- Quase metade das substituições (47%) ainda é feita exclusivamente por legumes, verduras e grãos;
- 39% dos respondentes já consomem alternativas vegetais em substituição aos animais pelo menos três vezes por semana.
Atualmente, grandes multinacionais, como o grupo Nestlé e a Unilever, já têm adotado mudanças no lançamento de produtos e suas respectivas produções. Isso tudo para ficarem adequados ao mercado plant based.
Como a Frootiva® Co torna as empresas mais competitivas no mercado plant based?
Graças às linhas de produto 100% naturais da Frootiva® Co, é possível tornar os alimentos ainda mais naturais ao utilizar extratos que preservam os componentes originais da fruta e ao mesmo tempo não recorrem aos aromatizantes e conservantes. Isso resulta em um posicionamento mais competitivo em relação aos adeptos do conceito plant based.
Com isso, toda empresa interessada em produzir alimentos e bebidas mais saudáveis consegue optar por extratos secos ou frutas em pó e vegetais desidratados em pó e reduzir a zero a presença de conservantes e outros aditivos.
Onde comprar extratos secos para produtos?
A Frootiva® Co produz extratos secos de diferentes sabores e frutas e vegetais desidratados em pó e todos eles podem ser aplicados em sucos, barras de cereal, smooth, iogurtes e outras bebidas.
Para conhecer todos os produtos e o trabalho realizado pela empresa, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.
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