A decisão da indústria de alimentos de reduzir o açúcar, as gorduras e os ingredientes artificiais de muitos produtos afeta de maneira positiva o segmento de alimentação infantil. Afinal de contas, é cada vez mais visível a preocupação dos pais com o que os filhos consomem diariamente.
Pesquisas mundiais reforçam a todo momento que uma criança que se alimenta de maneira saudável apresenta riscos menores de sobrepeso e de desenvolver problemas como diabetes e pressão alta.
E uma vez que grande parte da população adulta tem exigido das marcas um olhar mais atento à quantidade de açúcar, sal e gorduras presente nos alimentos, fazer este tema chegar à alimentação infantil era apenas uma questão de tempo.
Corantes artificiais e conservantes: outros inimigos da alimentação infantil
Além da alta quantidade de açúcar e sal presentes nos alimentos que atraem as crianças, temos que prestar atenção em outros dois ingredientes: os corantes artificiais e os conservantes.
A quantidade desses produtos presentes nos alimentos vai determinar os danos que podem ser causados. Porém, pelo fato de serem ingredientes criados a partir de processos químicos, é preciso ficar atento a eles. Estudos científicos já associam o consumo desenfreado destes ingredientes ao déficit de atenção nas crianças, alergias e ao agravamento da hiperatividade.
Outro problema de saúde decorrente do consumo desenfreado de alimentos ricos em sal, açúcar, gorduras e ingredientes artificiais é a obesidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, em 2025, o número de crianças obesas no planeta deve chegar a 75 milhões.
Mudar a alimentação infantil é papel das marcas e dos pais. Os consumidores mais atentos leem rótulos e deixam os produtos mais processados na prateleira, obrigando as indústrias a reverem seus processos produtivos para restabelecer a boa relação com o público.
Como as marcas pode contribuir para uma alimentação infantil de qualidade?
A necessidade de mudança é urgente e depende de uma reavaliação de processos dos ingredientes utilizados na produção dos alimentos. E é nesta hora que a Frootiva Co pode ajudar as indústrias.
Na luta para mostrar o papel das marcas na mudança na alimentação infantil e da população em geral, a Frootiva Co desenvolveu uma linha de insumos capaz de substituir os conservantes, aromatizantes e corantes artificiais utilizados nos alimentos que mais atraem as crianças.
Um desses insumos é a fruta em pó, que corresponde à transformação de variados tipos de frutas em um pó 100% natural por meio de processo tecnológico (Spray Drying). Dessa forma, o produto mantém suas características físico-químicas (cor, odor, sabor, umidade, densidade e pH) e os benefícios naturais (vitaminas, fibras e minerais).
Outra linha de produtos é a de extratos secos, chamados também de extratos vegetais ou extrato em pó. Eles passam pelo processo de Spray Drying, assim como a fruta em pó, mas cada sabor pode ter suas substâncias ativas elevadas, conforme necessidade do cliente.
Estes insumos podem ser usados na produção de biscoitos, sucos, refrigerantes, iogurtes, sorvetes, entre outros alimentos que as crianças adoram.
A Frootiva Co também desenvolveu os nibs de fruta, pedacinhos de maçã desidratada cobertos por uma camada crocante de fruta. Este produto 100% natural é livre de colesterol, gordura trans, glúten, lactose, corantes, aromas e conservantes artificiais e possui baixíssimo teor de sódio.
Os nibs de fruta podem ser adicionados em barras de cereal, granolas, cookies, entre outros alimentos, atender estabelecimentos comerciais para incrementar saladas, cereais de café da manhã e iogurtes e serem comercializados como produtos de marca própria.
Para conhecer melhor todas as linhas de produtos, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha nosso formulário de contato.
0 comentários