Cafeína: substância marca presença em alimentos e fármacos

04/08/2021

Ingrediente apreciado por quem pratica exercícios físicos e por quem precisa espantar o cansaço físico e manter-se alerta, a cafeína não está presente apenas naquele café bem quentinho.

Existem na natureza outros produtos que trazem a cafeína em sua composição. Como exemplos temos o guaraná, a erva-mate, o chá verde e o café verde, que são matérias-primas de cápsulas fitoterápicas, refrigerantes, chás e energéticos e suplementos alimentares.

Esses quatro insumos citados, quando são produzidos de forma 100% natural, oferecem uma boa dosagem de cafeína. Por isso ajudam na criação de produtos mais saudáveis e oferecem os benefícios que os consumidores tanto procuram.

 

Como a cafeína 100% natural age no organismo?

A cafeína pertence à família das xantinas, um estimulante cerebral e psicomotor. É uma substância que pode estimular o sistema ervoso central, oferecendo uma série de benefícios dependendo da quantidade ingerida e do metabolismo de cada ser humano.

Para os atletas, a cafeína é utilizada por diferentes motivos:

  • Possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e a perda de gordura;
  • Ameniza a sensação de cansaço físico, por isso aumenta o desempenho nos exercícios;
  • Aumenta a concentração;
  • Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

 

Para a população em geral, a cafeína também oferece muitas vantagens:

  • Melhora o humor;
  • Aumenta a sensação de bem-estar;
  • Auxilia na memória;
  • Protege os neurônios de processos degenerativos;
  • Previne alguns tipos de cânceres;
  • Trata celulite e gordura localizada.

 

Ingredientes que preservam a cafeína

Os efeitos da cafeína dependem da forma como ela é inserida nos processos produtivos. Quanto mais natural for o insumo e quanto menor a presença de ingredientes artificiais, mais a substância atenderá às necessidades dos consumidores.

Com o objetivo de oferecer o melhor para seus públicos, muitas indústrias têm firmado parcerias com empresas capazes de oferecer a cafeína com qualidade e de auxiliá-las no uso mais correto e saudável da substância.

A Frootiva® Co desenvolve diferentes extratos secos de plantas que oferecem quantidades variadas de cafeína. Para a produção do pó 100% natural, a empresa submete raízes, caules, folhas, flores e sementes das plantas a um processo de atomização chamado Spray Dried. Nele as propriedades são preservadas e algumas delas podem ser potencializadas, conforme desejo da empresa.

Na lista de sabores produzidos que possuem cafeína estão guaraná, erva-mate, café verde e chá verde. O guaraná e a erva-mate podem trazer quantidades diferenciadas de cafeína.

LEIA MAIS: 5 bebidas com extratos secos que aliviam o estresse

Além dos extratos secos de plantas, a Frootiva® Co produz frutas e vegetais desidratados em pó e nibs de fruta, pedacinhos de maçã desidratada cobertos com pó crocante de fruta que podem ser vendidos para indústrias e comércios ou produzidos em embalagens de marca própria.

Para conhecer todos os produtos e o trabalho realizado pela empresa, entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *