Geralmente, os taninos são associados aos vinhos, uma vez que a uva apresenta esta substância em abundância. Mas não é apenas esta bebida que possui essa substância.
Há muitos alimentos na natureza com este componente e o melhor: os taninos podem compor os insumos 100% naturais usados em produtos alimentícios, cosméticos e farmacológicos.
Mas, o que são taninos?
Os taninos são compostos naturais, integrantes do grupo de polifenóis, presentes nos caules, cascas e sementes de plantas. Por apresentarem um sabor amargo, causam adstringência e agem como mecanismo de defesa das plantas contra predadores e pragas.
Conheça alguns benefícios dos taninos
Os taninos possuem efeito antioxidante. Por isso, previnem o envelhecimento precoce, provocado pelos radicais livres, além de aumentar a imunidade do corpo contra infecções e doenças inflamatórias.
O coração também se beneficia da ação dos taninos. Isso porque estes polifenóis fortalece as paredes as artérias, retardando o envelhecimento das células, reduzindo os índices de colesterol ruim e o entupimento das veias.
São componentes com estes benefícios que têm atraído os consumidores mais antenados com a saúde. Dispostos a mudarem certos hábitos de alimentação, e até mesmo de marcas, estão de olho nos rótulos dos produtos e dando preferência aos que possuem menos açúcar, sal e gorduras.
LEIA MAIS: Antioxidantes naturais, qual seu papel na indústria de alimentos e bebidas?
Taninos estão presentes em alguns insumos 100% naturais
Como dissemos no começo deste artigo, a uva é fruta com grande quantidade de taninos. Mas a lista é maior do que se imagina. Estes polifenóis podem ser encontrados em alimentos como:
- Açaí
- Maçã
- Pera
- Uva
- Chá verde
- Café verde
- Oleaginosas
- Espinafre
- Muirapuama
- Catuaba
E você sabia que todos esses alimentos são encontrados na Frootiva® Co em diferentes versões?
Açaí, maçã, pera, uva e espinafre integram a lista de frutas e vegetais desidratados em pó desenvolvidos pela empresa. Ao passarem por um processo de atomização denominado Spray Dried, esses alimentos têm sua água retirada, mas mantêm todas as propriedades e nutrientes.
Os insumos 100% naturais das frutas podem ser usados em indústrias de alimentos e bebidas (sucos, chás, sorvetes, mousses, pós para gelatina etc.), na área de cosmética (hidratantes, perfumes, shampoos, entre outros) e na farmacologia para produção de fitoterápicos. Já o espinafre pode compor preparos para sopas, por exemplo.
O chá verde, o café verde, a muirapuama e a catuaba são alguns dos sabores de extratos secos de plantas da Frootiva® Co. As raízes, caules, folhas, sementes e flores destes produtos também passam pelo Spray Dried, mas podem ter certos componentes ressaltados durante o processo. A muirapuama e a catuaba contam com versões padronizadas em 3,5% ou 5% de taninos respectivamente, conforme necessidade do cliente.
A maçã é componente-chave dos nibs de fruta. Ela é desidratada, cortada em pedacinhos e coberta com pó crocante de frutas tropicais, nos sabores açaí, maracujá, cupuaçu, banana, caju e jabuticaba.
Quando misturados com castanha, outro alimento rico em taninos, os nibs de fruta podem ser comercializados em embalagens de marca própria e chegarem ao público final no formato de snack.
Quer garantir mais taninos em seus produtos e torná-los ainda mais saudáveis e naturais? Entre em contato pelo telefone 55 11 4765-0732 ou preencha o formulário de contato.
0 comentários