As aulas voltaram e muitas mães e pais têm de quebrar a cabeça para pensar em opções saborosas, nutritivas e práticas para a lancheira dos filhos. Porém, com a correria do dia a dia nem sempre é fácil variar os itens e manter o lanche saudável, caindo na tentação de enviar alimentos industrializados, como bolachas, salgadinhos e sucos de caixinha.

Incentivar o consumo de frutas e produtos naturais é sempre importante. Além de variar o cardápio com frutas in natura ou desidratadas, procure colocar na lancheira pelo menos um alimento de cada grupo: proteína (iogurte, leite) e um carboidrato (de preferência, pães integrais e cereais).

Para facilitar o preparo da lancheira, selecionamos cinco opções de lanche saudável e prático, para oferecer uma alimentação balanceada, sem açúcar e até mesmo sem glúten para os pequenos: tem chips de batata-doce e ovinhos de codorna. Veja as dicas de como fazer.

Veja 5 opções de lanche saudável

Chips de batata-doce
Esse snack é tão delicioso que até as crianças que não curtem batata-doce vão amar – e o melhor: dá para fazer no micro-ondas! Corte a batata-doce em fatias bem finas com um ralador. Depois, forre o micro-ondas com algumas folhas de papel-toalha e distribua as fatias sobre elas, sem sobrepor as rodelas. Ligue na potência máxima por até três minutos. Vire as batatas e deixe-as por mais dois minutos. Tempere com sal a gosto e coloque em porções em saquinhos fechados para manter a crocância.

Biscoito de polvilho sem leite e sem ovos
Para fugir do biscoito de polvilho industrializado, dá para fazer uma versão caseira muito mais saborosa e natural, sem leite (para as crianças com intolerância ao alimento) e sem ovos. Em uma panela, ferva uma xícara de água com duas colheres de sobremesa de óleo. Em outro recipiente, misture uma xícara e meia de polvilho azedo e duas colheres (chá) de sal. Depois, jogue a água com o óleo fervendo sobre o polvilho e mexa com um garfo ou com as mãos, até que a massa fique mais consistente. Depois, chame as crianças para ajudar a fazer as bolinhas (ou rosquinhas, cobrinhas). Asse em forno quente por aproximadamente 30 a 40 minutos.

Snack de fruta desidratada
Uma opção para que seu filho não deixe de comer frutas e faça um lanche saudável e, ao mesmo tempo, de maneira diferente é oferecer um snack de fruta desidratada, como o Frootiva. Ele é 100% natural, sem glúten, sem conservantes e sem lactose. Além disso, é bem prático, porque vem em embalagem individual e não precisa de refrigeração.

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Ovinhos de codorna com azeite
Cozinhe os ovinhos de codorna na noite anterior, descasque-os e separe-os em um potinho térmico, de preferência. Na hora de preparar a lancheira, coloque um pouco de azeite e uma pitada de sal (opcional). Esta é uma opção bastante nutritiva para os pequenos, rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio, entre outros.

Suco de frutas em formato de gelo
Suco natural de frutas é uma das melhores opções de bebida para a lancheira dos filhos. Uma dica para tornar essa opção viável no dia a dia é congelar o suco em forminhas de gelo e colocar na garrafinha na hora de sair para a escola. Assim, até chegar o momento do lanche, a bebida já descongelou e se transformou em um suco fresquinho e saudável.

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