A alimentação é a base para uma vida saudável. Quando realizada de forma adequada, uma boa dieta pode ser eficiente na prevenção de doenças e proporcionar mais disposição e bem-estar. Inclusive, existem certos alimentos que dão energia ao corpo e uma ajudinha extra para enfrentar a rotina corrida e combater o cansaço.

Os chamados alimentos energéticos têm o papel de fornecer carboidratos, gorduras e proteínas necessários ao bom funcionamento do organismo. Os carboidratos, por exemplo, funcionam como uma espécie de combustível ao corpo. Tanto é que a quantidade recomendada para o consumo diário é de 65% do total de calorias da dieta, de acordo com o International Journal of Sports Nutrition.

Encontramos carboidratos em diversos alimentos, tais como frutas, batata, batata doce, cereais, arroz e massas. O ideal é sempre escolher produtos integrais, pois eles reduzem o índice glicêmico das refeições e ainda contribuem para um melhor funcionamento do organismo, por conta das fibras que contêm. É necessário lembrar que o excesso de carboidratos pode prejudicar a saúde, pois é armazenado no corpo como gordura.

Sugestão de alimentos que dão energia

Entre os alimentos que dão energia, é essencial procurar opções que sejam mais saudáveis. Snacks de frutas desidratadas como Frootiva, por exemplo, são ótimos para dar um “gás” na correria do dia a dia ou mesmo para gerar mais disposição no treino esportivo. Feito à base de maçã desidratada coberta de açaí, cupuaçu ou maracujá, o produto é 100% natural, sem glúten, sem lactose e sem corantes artificiais. Uma porção de Frootiva tem, em média, 23 gramas de carboidratos, que traz 8% do total indicado para o dia.

>>> Para conhecer toda a linha de snacks Frootiva, acesse nossa loja virtual.

Além das frutas desidratadas, listamos mais alguns alimentos que também são fontes de energia e podem ser adicionados à dieta de forma saudável:

1. Açaí

Fruta típica brasileira, o açaí é rico em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do organismo. Sem contar que é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. Como tem alto valor calórico, o ideal é consumi-lo antes do treino.

2. Banana

Não é à toa que a banana é a queridinha entre as frutas. Fácil de comer, prática para levar a qualquer lugar e deliciosa, ela também é fonte de carboidrato e potássio, o que ajuda a evitar fraqueza muscular, cãibras e fadiga.

3. Romã

Repleta de antioxidantes, a romã previne o envelhecimento precoce e melhora a oxigenação das células, combatendo o estresse e mantendo a imunidade em alta, afastando gripes e resfriados.

4. Nozes e castanhas

As oleaginosas – aqui entram nozes, castanhas e amêndoas – são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas. Elas também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

5. Aveia

A aveia integral é ótima opção para dar energia ao dia a dia, pois tem baixo índice glicêmico, dando energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ela ainda ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade.

6. Cereais integrais

Alimentos como trigo, milho, centeio e arroz possuem carboidratos, vitaminas e minerais que fornecem energia e disposição. Neste caso, vale lembrar, o foco são os cereais integrais e, claro, consumidos em porções adequadas, sem exageros.

7. Chocolate Amargo

Se você é chocólatra, vai adorar essa notícia! O chocolate amargo contém um estimulante natural chamado teobromina, que dá mais energia e melhora o humor. Além disso, também é rico em flavonoides, que fazem bem à saúde do coração.

LEIA MAIS: Como introduzir produtos sem açúcar na dieta